O cimento portland Pozolânico contém adição de pozolana no teor que varia de 15% a 50% em massa. Este alto teor de pozolana confere ao cimento uma alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade. O concreto confeccionado com o CP IV apresenta resistência mecânica à compressão superior ao concreto de cimento Portland comum à longo prazo. É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5736.

O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser usado em diversos tipos de obras. No entanto, seu diferencial está na elevada resistência a sulfatos tornando-o mais indicado para utilização em obras que serão executadas em ambientes agressivos como esgotos, fundações e água marinha.

Aplicações

O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser aplicado em argamassas de assentamento e revestimento, em argamassas e concretos expostos a ambiente agressivos, em concretos simples, armado, rolado, em lajes e outros artefatos de cimento, em pavimentos e calçadas ou em solo-cimento (mistura de cimento e terra), e fundações.

Vantagens

O cimento Portland CP IV-32 RS possui, aos 28 dias, uma resistência superior aos cimentos comuns, inclusive, a ambientes agressivos. Além disso, tem uma maior durabilidade sendo indicado para obras de saneamento, esgoto, ambientes marinhos, grandes obras como pontes, portos e pavimentos de concreto.