Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material.

O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação. O CP II-E é composto de 94% à 56% de clínquer+gesso e 6% à 34% de escória, podendo ou não ter adição de material carbonático no limite máximo de 10% em massa. O CP II-E, é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 11578.

O CP II-E-32 está disponível em sacos de 50kg e pode ser aplicado em diversos tipos de obras. Suas características físico-químicas permitem alta performance, fazendo com que ele se mantenha uniforme, do início ao fim da aplicação, proporcionando economia de tempo e de mão de obra. No entanto, seu diferencial está nas resistências iniciais e finais, além da secagem rápida

Aplicações

O cimento Portland Composto com escória, CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento, revestimento, contrapiso e chapisco, em concretos simples, armado, rolado ou projetado, em blocos de concreto e elementos pré-moldados de cimento, pavimentos e calçadas, além de solo-cimento (mistura de cimento e terra), concreto com agregados reativos e outros.

Vantagens

O cimento Portland CP II-E-32 possui Secagem Rápida, além de maior Resistência Inicial e Final.